Em 31 de agosto, o Observatório realizou o Seminário Interdisciplinar "Agressividade, Violência e Direitos Humanos", com a participação especial de Eugenio Raúl Zaffaroni. Seu principal objetivo era discutir amplamente a problemática da produção social da violência, a partir das perspectivas da Filosofia, da Ciência Política, da Sociologia, da Psicanálise e do Direito.
No curso dos debates, a principal polêmica se deu em torno das alternativas de superação do atual modelo jurídico-político de enfrentamento da questão da violência, no contexto da sociedade capitalista contemporânea. Tal modelo se constrói pelo imaginário da guerra e da criminalização da pobreza, acabando por reproduzir e aprofundar os devastadores efeitos sociais e políticos da violência. Na opinião do Prof. Zaffaroni, por exemplo, é urgente que recuperemos as conquistas modernas em termos de liberdades e direitos fundamentais.
As contribuições dos professores Carlos Plstino e Castor Bartolomé, a partir da Psicanálise e da Filosofia, respectivamente, nos ajudaram a entender a indissociabilidade entre o meio social e a formação dos comportamentos desviantes. Assim, apontaram para a necessidade de recuperação das formas de socialização que primam pelo desenvolvimento humano e social.
Por fim, os professores João Ricardo Dornelles e José Maria Gomez discutiram a temática pondo em foco a conformação política e cultural da sociedade capitalista neoliberal. Suas intervenções colocaram o problema da transformação social em destaque, entendendo que as alternativas para a questão da violência precisam ser situadas no interior de uma nova conformação das relações sociais. É preciso, sobretudo, superar a onipotência do mercado e estabelecer novos marcos de normatividade social, baseados na justiça social e nos direitos humanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário